O ranger pode usar uma grande variedade de armas e é altamente capaz em combate. Suas habilidades o permitem sobreviver na selva, encontrar sua presa e evitar detecção. Ele também tem um conhecimento superior sobre alguns tipos de criaturas, o que torna mais fácil para ele encontrar e derrotar tais oponentes. Finalmente, um ranger experiente tem tal afinidade com a natureza que ele pode utilizar seu poder para lançar feitiços divinos, de maneira semelhante a um druida. . Tabela de progressão da BaB; Dado de vida: d8. Alinhamento: Qualquer um. Base Attack Bonus: Alto. Melhores jogadas de salvamento: Fortitude e Reflex. Perícias: Talentos: Track: O range tem a habilidade e encontrar e “ler” rastros, mas ele se move mais devagar quando faz isso. Favored Enemy: No 1º nível, o ranger pode selecionar um tipo de criatura como seu inimigo racial. O ranger ganha um bônus de +1 nos testes de Bluff, Listen, Spot e Taunt e +1 em rolagens de dano contra seu inimigo racial. No 5º nível, e a cada cinco níveis depois disso, o ranger pode escolher mais um inimigo racial e ganha +1 para todos os bônus contra inimigos raciais. Combat Style: No 2º nível, o ranger precisa escolher um estilo de combate para se especializar: combate com duas armas ou com arco. Se o ranger escolher o arco, ele é tratado como se tivesse o talento Rapid Shot, mesmo que ele não tenha os pré-requisitos normais para isso. Se ele selecionar duas armas, ele é tratado como se tivesse o talento Two-Weapon Fighting, mesmo que ele não tenha os pré-requisitos normais para isso. Esses benefícios só funcionam se o ranger estiver utilizando armadura leve ou nenhuma armadura. Toughness: No 3º nível, o ranger ganha Toughness como um talento bônus. Animal Companion: No 4º nível, o ranger ganha um companheiro animal. Feitiços: A partir do 4º nível, o ranger ganha a habilidade de lançar um pequeno número de feitiços divinos, que provêm da lista de feitiços de ranger. O ranger deve escolher e preparar seus feitiços com antecedência. Para preparar ou lançar um feitiço, o ranger precisa ter uma Sabedoria igual a pelo menos 10 + círculo do feitiço (WIS 10 para feitiços de círculo 0, WIS 11 para feitiços de 1º círculo e assim por diante). Improved Combat Style: No 6º nível, a aptitude do ranger no estilo de combate de sua preferência (com arco ou com duas armas) aumenta. Se ele selecionou o arco no 2º nível, ele é tratado como se tivesse o talento Manyshot, mesmo que ele não tenha os pré-requisitos normais para isso. Se ele selecionou duas armas no 2º nível, ele é tratado como se tivesse o talento Improved Two-Weapon Fighting, mesmo que ele não tenha os pré-requisitos normais para isso. Esses benefícios só funcionam se o ranger estiver utilizando armadura leve ou nenhuma armadura. Woodland Stride: A partir do 7º nível, o ranger ganha +10% a taxa de movimento enquanto estiver em áreas abertas e selvagens. Swift Tracker: Apartir do 8º nível, o ranger pode usar a perícia tracking (rastrear) e se mover a sua velocidade normal. Evasion: A partir do 9º nível, o ranger pode evitar até mesmo ataques mágicos inesperados com grande agilidade. Se ele obtiver sucesso em uma jogada de salvamento de Reflex contra um ataque que normalmente causa a metade do dano quando a jogada tem sucesso (como uma Fireball), ele não recebe dano. Evasion só pode ser utilizado se o ranger estiver usando armadura leve ou nenhuma armadura. Combat Mastery: No 11º nível, a aptitude do ranger no estilo de combate de sua preferência (com arco ou com duas armas) aumenta novamente. Se ele selecionou o arco no 2º nível, ele é tratado como se tivesse o talento Improved Rapid Shot, mesmo que ele não tenha os pré-requisitos normais para isso. Se ele selecionou duas armas no 2º nível, ele é tratado como se tivesse o talento Greater Two-Weapon Fighting, mesmo que ele não tenha os pré-requisitos normais para isso. Esses benefícios só funcionam se o ranger estiver utilizando armadura leve ou nenhuma armadura. Camouflage: A partir do 13º nível, o ranger passar a não sofrer a penalidade ao movimento por utilizar stealth enquanto estiver em áreas abertas e selvagens. Hide in Plain Sight: A partir do 17º nível, o ranger passa a poder utilizar a perícia hide mesmo quando estiver sendo observado ou em combate, mas somente enquanto estiver em áreas abertas e selvagens. |